Comunidade Católica Shalom

A Comunidade Católica Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fieis, com personalidade jurídica, reconhecida pela Santa Sé com o decreto do dia 22 de fevereiro de 2007, junto ao então Pontifício Conselho para os Leigos (cujas competências e funções são atualmente assumidas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida). Na mesma data, em 2012, seus estatutos tiveram sua aprovação definitiva.

Presente em dezenas de países do mundo, a Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que, na diversidade das formas de vida presentes na Igreja, envolvem-se numa vida comunitária e missionária com a finalidade de levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os homens e mulheres, especialmente aqueles distantes de Cristo e da Igreja.

Em cada tempo, o Espírito Santo concede à Igreja graças necessárias para que ela responda aos desafios contemporâneos. Carisma é um desses dons divinos derramados sobre a Igreja para renová-la e atualizar a vivência do Evangelho. Assim, foi manifestado ao mundo o Carisma Shalom, que desabrochou no coração de Moysés Azevedo durante encontro com o Papa João Paulo II, em 1980. Deus chamou pessoas a assumir essa graça em suas vidas, dando-lhes uma vocação específica: Shalom.

Por que o nome "Shalom"?
Como eu faço pra ser Shalom?

Nascida no meio dos jovens, a Obra Shalom teve início a partir de uma ousada inspiração: criar uma interface que falasse a linguagem dos jovens, para criar uma ponte entre eles e uma experiência pessoal com Jesus Cristo e a Sua Igreja. Assim, nasceu a primeira "Lanchonete do Senhor", no dia 9 de julho de 1982, em Fortaleza (Brasil): um lugar atraente onde os jovens tinham a oportunidade de experimentar momentos de oração, fraternidade e missão, crescendo assim em seu caminho de fé.

Hoje, para levar a experiência de Jesus Cristo a muitos outros, em meio à diversidade dos povos, das culturas e dos diversos contextos da sociedade, o Shalom realiza ações evangelizadoras diversificadas e multiformes em meio aos jovens, às famílias, às crianças, aos mais pobres e necessitados, aos profissionais de diversas áreas, nos meios de comunicação, no mundo das artes, da ciência, da cultura e da promoção humana, através de obras de misericórdia que toquem os diversos sofrimentos que as pessoas atravessam.

A vivência da Vocação Shalom no seio da Comunidade é fundamentada na experiência com Jesus Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz, narrada no Evangelho de João.

"Ao encontrar os discípulos no Cenáculo, Jesus Ressuscitado lhes diz: Paz a vós (Jo. 20,19), ou seja, Shalom! Em Jesus, esta saudação é uma real comunicação da Paz, isto é, de toda sorte de bênçãos espirituais e materiais, a felicidade perfeita que o Messias nos traz. É, enfim, o anúncio e a doação da salvação plena" (Preâmbulo dos Estatutos).

Instituto Hesed


HORÁRIOS E ATIVIDADES 

Santa Missa

  • De domingo a 6º feira - 19h

  • Aos sábados - 9h

* quarta-feira não há

Santa Missa em Honra ao Menino Jesus

  • Dia 25 de cada mês às 19h

Adoração

  • De domingo a 6º feira

  • das 15h às 19h

Tarde da Misericórdia

  • Ultimo domingo de cada mês - 15h

Terço Mariano

  • De domingo a 6º feira - 18:20

Vigília

  • Reparação ao Imaculado Coração de Maria, 1º sábado de cada mês - 21:15

Apostolado de Oração

  • Último domingo do mês às 16:30

Grupo de Oração Imaculado Coração de Maria

  • Todas às terças-feiras às 20:30 na Igreja São Tiago

Grupos de Consagração à Nossa Senhora

  • Confirmar datas durante o ano

 

Para Deus não há tempo, distância nem limites. Quando Ele deseja faz acontecer o seu plano Divino, de maneira sublime.

A fundação do Mosteiro Nossa Senhora Rainha da Paz e São Tiago é a primeira casa do nosso Instituto Hesed fora do Brasil. Está localizada em Portugal, na cidade de Almada, que fica próxima à capital do país, Lisboa. Viemos a convite do Padre Marco Luís, para servirmos em cuja paróquia ele é Pároco, já que o Senhor Prior alimentava o desejo de possuir uma comunidade de vida contemplativa em sua paróquia, para interceder por ela e todas as suas intenções. Então, depois de muitos sinais da Divina Providência, viemos em tempo relativamente muito breve para a nossa nova fundação; de maneira que no dia 08 de outubro de 2016 chegavam ao aeroporto de Lisboa as primeiras duas irmãs.

Nosso Mosteiro foi oficialmente inaugurado em Solene Santa Missa celebrada em Igreja Matriz de São Tiago, Almada, no dia 30 de novembro de 2016, 19º aniversário de fundação de nosso Instituto Hesed, na Festa de Santo André Apóstolo. Nossa missão aqui consiste basicamente em manter a Igreja Matriz aberta (construção belíssima de mais de 700 anos, com grande valor artístico), com Adoração ao Santíssimo Sacramento (das 15 as 19h), a interceder pelo mundo inteiro, como é nossa vocação, mas de maneira muito especial pela Paróquia em que habitamos, e que nos foi confiada.

Buscamos nos adaptar à realidade cultural do país, num processo de inculturação, para assim sermos mais eficazes na vivência e transmissão de nossa espiritualidade, que é a busca da união com Deus e podermos levar as pessoas que se aproximam de nós a também fazer essa experiência. No momento, temos feito mensalmente a Vigília de Reparação ao Imaculado Coração de Maria nos primeiros sábados, a tarde da Misericórdia todos os últimos domingos de mês, temos um grupo de leigos, grupo de oração e diariamente reza-se o Santo Terço e vésperas com a participação dos leigos, incluindo também a participação na Adoração ao Santíssimo. Também acolhemos os diversos peregrinos que passam pela Igreja, e no decorrer do dia em que estamos na Igreja fazemos atendimento e aconselhamento com diversas pessoas que veem até nós. Promovemos curso para consagração "Totus Tuus ", já temos preparado 7 grupos do decorrer de 2 anos. Pontualmente fazemos missões em outras paroquias onde divulgamos nosso carisma .Fazemos condução de adoração, formações, aprofundamento de oração e outras formas de apostolado conforme nosso carisma de fazer Jesus Amado, divulgar a Misericórdia de Deus, atrair as pessoas a terem vida de oração, viverem os sacramentos, enfim amar a Deus e sua Igreja.

Estamos fora do Brasil e no entanto, em união com todos os nossos mosteiros em um único objetivo, desejando a salvação do mundo inteiro suplicando paz para todas as almas através da nossa vida de oblação que acontece a cada instante, buscando responder ao pedido da Santíssima Virgem Maria: Rezem, rezem, rezem.

Família Religiosa do Verbo Encarnado

A Família Religiosa está formada por dois Institutos Religiosos e uma Terceira Ordem laical:

Instituto do Instituto do Verbo Encarnado (IVE)

Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará (SSVM)


Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará

O Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará (SSVM) é o ramo feminino da Família Religiosa do Verbo Encarnado. Compõe-se de irmãs tanto de vida apostólica como de vida contemplativa.

O nome "Servidoras" faz referência às mulheres fiéis que se encontravam ao pé da cruz (cf. Lc 8, 1-3), e foi usado por São Luís María Grignion de Montfort no Tratado da Verdadeira Devoção, nº 56. A segunda parte do nome "do Senhor e da Virgem de Matará" se refere a Cristo Crucificado e a sua Mãe Santíssima, que se encontram na Cruz de Matará usada pelas irmãs, já que Jesus, em Sua Cruz, e a Virgem Maria devem ser o fundamento de sua espiritualidade.

A Cruz de Matará é uma cruz esculpida em madeira por um nativo da tribo de Matará, na Argentina, evangelizada no século XVI. Os mistérios fundamentais de nossa fé estão gravados na cruz: a Criação, simbolizada pelo sol e a lua, o nascimento de Cristo, simbolizado pela Estrela do Presépio, os instrumentos da Paixão de Cristo e a Crucificação, a Eucaristia, a Santíssima Virgem Maria, representada como uma rainha espanhola, e as chamas do purgatório. É uma das mais antigas cruzes utilizadas na evangelização do Novo Mundo e, por esta razão, as Servidoras lhe têm uma grande devoção. Não só a usam como um símbolo da evangelização da cultura e de consagração total a Cristo crucificado, mas também porque o Instituto toma seu nome dela.

Pe. Buela fundou as Servidoras com o "único desejo de dar a Jesus Cristo esposas segundo o seu Coração"; é por isso que a vocação principal das religiosas é a de ser esposas de Cristo e esposas das almas, através dos votos de sua consagração, realizando, de modo especial, a sua própria feminilidade.

Com a profissão religiosa, as irmãs comprometem todas as suas forças para inculturar o Evangelho; daí a amplitude de seu apostolado, já que se empenham no anúncio da Palavra de Deus em todas suas formas: no estudo e ensino em universidades e colégios; por meio de publicações; na catequese e oratórios; por meio da realização de missões populares e exercícios espirituais; na educação e formação cristã de crianças e jovens; nas obras de caridade com os mais necessitados (crianças abandonadas, deficientes, doentes, idosos, etc).