Almada em peregrinação paroquial a Fátima

Por ocasião do centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, no ano em que os Beatos Francisco e Jacinta Marto são padroeiros do ano pastoral, a paróquia de S. Tiago de Almada dirigiu-se, no passado dia 18 de fevereiro, em numerosa peregrinação a Fátima.

O programa começou com uma visita à Casa dos Pastorinhos e, chegados ao Santuário, com uma oração junto do túmulo dos Pastorinhos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

O momento alto desta peregrinação foi a paragem na Capelinha das Aparições, onde o Terço do Rosário foi presidido pelo pároco de Almada e dinamizado por casais, crianças da catequese e irmãs consagradas da paróquia. Seguiu-se a celebração da Santa Missa, a qual foi presidida pelo nosso pároco e assistida por numerosa multidão, terminando com a consagração da paróquia ao Imaculado Coração de Maria.

Seguiu-se o almoço partilhado num salão do Santuário, uma meditação sobre Fátima e o terço da Misericórdia.

Foi assim que, nas vésperas do dia da memória litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto (20 de fevereiro, que este ano foi uma segunda-feira), a nossa paróquia procurou viver mais de perto os apelos da Santíssima Virgem, neste centenário das suas aparições em Fátima.