Três dias de missão dentro e fora de portas: Missão no Coração de Jesus e Maria

10-10-2016

No passado fim-de-semana de 7, 8 e 9 de outubro, a paróquia de S. Tiago de Almada teve a graça de acolher diversas comunidades e sacerdotes para uma missão de evangelização da paróquia através das mais diversas atividades com o intuito de levar Jesus a todos.

Todas as atividades da missão No Coração de Jesus e Maria partiram sempre da celebração da Santa Missa com numerosa participação do povo, foram acompanhadas de várias horas de adoração do Santíssimo Sacramento, nomeadamente de uma vigília de adoração noturna, passando pela celebração da Liturgia das Horas e recitação do terço do Rosário e do terço da Misericórdia, contando ainda com diversas catequeses para as diferentes idades, outros momentos de oração e evangelização pelas ruas e casas de Almada, nomeadamente junto aos bares noturnos, para estar perto da juventude mais afastada de Deus.

Em pleno Jubileu Extraordinário da Misericórdia, durante várias horas consecutivas nos vários dias da missão, de manhã, durante a tarde, à noite e até mesmo durante as vigílias de madrugada, houve sempre vários sacerdotes a atender centenas de confissões nos novos confessionários da igreja paroquial.

As catequeses e pregações foram feitas, para além do nosso pároco, por dois ilustres sacerdotes conhecidos a nível nacional e internacional: o Revmo. Sr. Pe. Duarte Sousa Lara, sacerdote da diocese de Lamego, onde é pároco de diversas paróquias e exorcista daquela diocese; e o Revmo. Frei António Andrade Café, OFM, frade franciscano de Cabo Verde, conhecido pelas missões que desempenhou em períodos conturbados no seu país e também pelas missões em Portugal.

Durante estes dias, contamos com a colaboração indispensável de diversas comunidades, nomeadamente: o movimento Aliança de Misericórdia, fundado no Brasil e sediado na Quinta do Álamo, Seixal, com especial atividade junto das pessoas mais afastadas da Santa Igreja, que nos visitou com vários irmãos, seminaristas e o Revmo. Sr. Pe. Luiz Paulo - sacerdote deste movimento que foi ordenado e incardinado na nossa diocese; a Aliança dos dois Corações, grupo composto por leigos dedicados à propagação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria e reparação das ofensas cometidas contra estes Corações que tanto amaram o mundo; a Fraternidade Arca de Maria, já bem conhecida da nossa paróquia pela consagração Totus Tuus preparada em maio e feita em junho passado, consagração que esta comunidade de irmãs fundada no Brasil e com casa em Vila Viçosa procura viver e propagar; a rede Canção Nova, que ajudou na divulgação da missão; a comunidade dos Servos de Maria do Coração de Jesus, fundada no Brasil e com casa em Lamego, que se dedica a uma vida missionária e contemplativa; e a Comunidade Shalom, já presente na nossa paróquia, no serviço de secretaria paroquial, fundada no Brasil e residente no Santuário de Cristo Rei, que nos visitou, além dos irmãos habituais, com outros irmãos vindos de diferentes comunidades do mundo inteiro.

Tivemos ainda a especial graça de acolher durante a missão as tão esperadas primeiras duas irmãs do Instituto Hesed (Irmãs da Santa Cruz e da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo), sediado em Fortaleza, Brasil, e que chegaram na madrugada do dia 8 para fundar na nossa paróquia (juntamente com outras três irmãs a chegar nos próximos dias) o seu primeiro convento fora do Brasil, na nossa Igreja Matriz de S. Tiago de Almada.

Em suma, foram três dias de intensa atividade missionária, formação e oração com graças muito grandes para a nossa comunidade paroquial, pelas quais devemos dar graças a Deus e pedir que deem muitos frutos de santidade.